http://www.veramenezes.com/virtual.htm
domingo, 6 de novembro de 2011
Aluno Ead
O aluno interessado por educação à distância poderá tornar ainda mais atraente o aprendizado, quando utilizar a
ambientes mediados por computador. Assim, os alunos poderão dialogar entre si ou com professores como em um “bate-papo” trocando idéias sobre o curso. Poderão ainda apresentar trabalhos aos seus colegas, colaborando para a construção do conhecimento de ambos.
ambientes mediados por computador. Assim, os alunos poderão dialogar entre si ou com professores como em um “bate-papo” trocando idéias sobre o curso. Poderão ainda apresentar trabalhos aos seus colegas, colaborando para a construção do conhecimento de ambos.
Professor EAD
Segundo
Authier (1998), os professores de EAD “são produtores quando elaboram suas propostas de
cursos; conselheiros quando acompanham os alunos, parceiros quando constroem com
os especialistas em tecnologia abordagens inovadoras de aprendizagem”.
O professor formador acompanha e operacionaliza a disciplina durante o período
em que ela está acontecendo. É responsável pela elaboração das provas e das atividades e orienta os tutores nos
objetivos e entraves do conteúdo. O foco deste professor é superar as dificuldades dos
alunos com o conteúdo específico, buscando alternativas para facilitar o processo de
aprendizagem, pensando em momentos presenciais e no formato adequado do conteúdo
para ser usado virtualmente. O papel deste professor é estabelecer uma ponte entre a
aprendizagem realizada presencialmente a partir do contato com o tutor e a
aprendizagem realizada através das diferentes mídias propostas.
Comunidades virtuais
As comunidades virtuais aparecem no ínterim da educação a distância como forma de ligar personagens distantes no tempo e no espaço, tendo em vista que o aluno pode em quase todas as ferramentas, organizar seu tempo para acessar ao ambiente da maneira que lhe é mais oportuna, excluindo-se, neste caso, a participação em chats.
Papel da EAD e suas ferramentas
A possibilidade de construirmos o conhecimento através de comunidades virtuais se amplia na medida em que avançam as tecnologias da informação, bem como as ferramentas por ela utilizadas. Neste contexto, são imprescindíveis os conceitos interação, construção do conhecimento, autonomia, disciplina, colaboração, entre outros.
domingo, 23 de outubro de 2011
Registros...
Concluindo...
Neste momento, estamos concluindo o projeto e os ajustes finais devem ser feitos. Estudar mais um pouquinho os conteúdos, para apresentação na Feira das Ciências, conferir a maquete para expor também, além de intensificar os treinos, pois os jogos se aproximam, para isto, sugerimos que os alunos compareçam na escola no turno em que não tem aula regular, como forma de qualificar o projeto.
Precisamos, também, confeccionar os uniformes das equipes. Para isso, utilizaremos TNT na cor de cada país.
Matemática e Educação Física
Nesta etapa do projeto, vamos visitar um campo de futebol de verdade! Saber suas medidas, conversar com técnicos de futebol e aprender as regras de um jogo.
De posse dessas informações, vamos ao trabalho...
Confeccionaremos uma maquete de um campo de futebol, com suas medidas diminuídas proporcionalmente. Utilizando esta maquete, estudaremos ângulos, medidas e formas geométricas.
Também já podemos começar os treinos dos jogos, pois já conhecemos as regras.
Para descontrair, vamos brincar um pouco?
No laboratório de informática da escola, jogaremos futebol, virtualmente.
História
Vamos estudar a história dos quatro países que integram o Mercosul: Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina, utilizando o livro didático adotado pela escola.
DIVALTE. História. Volume único. São Paulo. 2008.
Além disso, vamos identificar como essas histórias se entrelaçam ao longo dos tempos e como se constituíram as fronteiras hoje configuradas, que durante muito tempo foram fronteiras móveis, ora pertencentes a um país, ora a outro.
Para ilustrar, vamos olhar o documentário “A FERRO E FOGO”.
Vamos trabalhar?
http://www.brasilescola.com/geografia/mercosul-paises-integrantes.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_Comum_do_Sul
http://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj29SNyje_rYHeu4mN8AkOfA63L0Xi0INetpanPXh7Dp13WGhk3_txv0PjLHDWY-0WYJJVq0Q1QYs_Bay7Pdix-dBzEgIDOWHXkMdRIzD0vNQzScQdPoPVkT8eG_KXTRUYaCme2vxtxX24/s1600/mercosul.png)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_Comum_do_Sul
http://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/
Vamos comparar as bandeiras com o mapa. Por que a Venezuela aparece pintada?
Além disso, vamos entender um pouco mais sobre o que é um bloco econômico.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj29SNyje_rYHeu4mN8AkOfA63L0Xi0INetpanPXh7Dp13WGhk3_txv0PjLHDWY-0WYJJVq0Q1QYs_Bay7Pdix-dBzEgIDOWHXkMdRIzD0vNQzScQdPoPVkT8eG_KXTRUYaCme2vxtxX24/s1600/mercosul.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQQ8A03e3vjJ0G6BQvIQJCfPQljLl-199ZwZQ6NCWxBYIbCQHInKTFTQkXpOk_O6uJAYgxgSsKmIKqh0hkHQiccM7zE41yqh2tohkT1YbkTEIAOyikb6W72Bm6zC92uzllACRZA7VplKs/s200/bandeiras.png)
Jogos Interséries do Mercosul
Justificativa: Considerando que as turmas encontram-se em uma realidade escolar que atende uma clientela de baixa renda e que os alunos não contam com atividades extraclasses, motivando, assim, o ócio, desenvolveu-se o presente projeto que visa inseri-los na atmosfera escolar o maior tempo possível.
Objetivo geral: Integrar os alunos de diferentes séries, bem como toda comunidade escolar, fazendo com que o aprendizado seja construído a partir de atividades prazerosas e de interesse das turmas envolvidas.
Objetivos específicos:
- Conhecer a história dos quatro países que integram o Mercosul, bem como o contexto deste bloco econômico.
- Identificar as mais variadas formas geométricas e ângulos no jogo de futebol.
- Analisar a história do jogo de futebol, suas regras e regulamentos.
Procedimentos:
- Turmas de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental com seus alunos distribuídos entre os quatro anos para maior intercâmbio, perfazendo um total de 25% de alunos de cada série para cada grupo.
- Cada turma assumirá uma disciplina para estudo e posterior apresentação das pesquisas realizadas na Feira das Ciências promovida na escola.
- A culminância do projeto será em jogos de futebol interséries, com a participação de 10 % da comunidade escolar nas equipes, representadas por pais ou responsáveis, como forma de promover a integração família/escola.
Recursos:
- Livros didáticos de geografia, história, matemática e geometria.
- Sites que abordem os referidos temas.
- Mídias: TV, internet, radio, jornal.
- Campo de futebol e bola.
Avaliação:
O projeto supracitado obterá êxito se, ao longo de sua execução, promover o intercâmbio entre os alunos das turmas envolvidas, assim como a integração com a comunidade escolar em que o colégio encontra-se inserido. Além disso, será positivo o maior envolvimento possível dos alunos com atividades escolares e esportivas, incluindo treinos para os jogos, como forma de afastá-los de passatempos nocivos a sua saúde física e psicológica. Por fim, ao construir a aprendizagem fruto das pesquisas realizadas, os alunos agregarão conhecimento de forma lúdica, prazerosa e motivadora.
Projeto Interdisciplinar
O presente blog tem por objetivo divulgar o projeto interdisciplinar de “Jogos Interséries do Mercosul” cujo formato visa envolver as quatro séries finais do ensino fundamental em torno de um campeonato de futebol, cujas equipes formadas pelos alunos dos quatro anos, intercaladamente, representarão os quatro países integrantes do Mercosul.
Dados de identificação:
Escola: E.E. de Ensino Médio General José Antonio Flores da Cunha.
Nível de ensino: Ensino fundamental.Séries: 5ª a 8ª série.
sábado, 22 de outubro de 2011
Encarando o novo
Realmente pessoal, toda mudança, ainda que positiva, gera desconforto e medo. Minha filha, mediante minha manifestação de desistir do curso de TICs em função das dificuldades encontradas, correu pra fazer o blog pra mim. Mas entendi que as coisas não podem acontecer desta forma. Como educadores não podemos recuar frente ao primeiro obstáculo. Que exemplo daremos aos nossos alunos? Optei por exclui o blog que ela havia feito(obrigada, minha filha querida!!!) e recomeçar, passo a passo.
Abri o tutorial e o vídeo do you tube, seguindo cada dica!!!
Acho que estou conseguindo, claro, com alguma dificuldade.
Agora preciso ir, os compromissos do lar me chamam... Mais tarde volto pra me aventurar neste mundo desconhecido, pelo menos para mim.
Até...
Assinar:
Postagens (Atom)