domingo, 23 de outubro de 2011

Jogos Interséries do Mercosul

Justificativa: Considerando que as turmas encontram-se em uma realidade escolar que atende uma clientela de baixa renda e que os alunos não contam com atividades extraclasses, motivando, assim, o ócio, desenvolveu-se o presente projeto que visa inseri-los na atmosfera escolar o maior tempo possível.



Objetivo geral: Integrar os alunos de diferentes séries, bem como toda comunidade escolar, fazendo com que o aprendizado seja construído a partir de atividades prazerosas e de interesse das turmas envolvidas.



Objetivos específicos:



- Conhecer a história dos quatro países que integram o Mercosul, bem como o contexto deste bloco econômico.



- Identificar as mais variadas formas geométricas e ângulos no jogo de futebol.



- Analisar a história do jogo de futebol, suas regras e regulamentos.



Procedimentos:



- Turmas de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental com seus alunos distribuídos entre os quatro anos para maior intercâmbio, perfazendo um total de 25% de alunos de cada série para cada grupo.



- Cada turma assumirá uma disciplina para estudo e posterior apresentação das pesquisas realizadas na Feira das Ciências promovida na escola.



- A culminância do projeto será em jogos de futebol interséries, com a participação de 10 % da comunidade escolar nas equipes, representadas por pais ou responsáveis, como forma de promover a integração família/escola.



Recursos:



- Livros didáticos de geografia, história, matemática e geometria.



- Sites que abordem os referidos temas.



- Mídias: TV, internet, radio, jornal.



- Campo de futebol e bola.



Avaliação:



O projeto supracitado obterá êxito se, ao longo de sua execução, promover o intercâmbio entre os alunos das turmas envolvidas, assim como a integração com a comunidade escolar em que o colégio encontra-se inserido. Além disso, será positivo o maior envolvimento possível dos alunos com atividades escolares e esportivas, incluindo treinos para os jogos, como forma de afastá-los de passatempos nocivos a sua saúde física e psicológica. Por fim, ao construir a aprendizagem fruto das pesquisas realizadas, os alunos agregarão conhecimento de forma lúdica, prazerosa e motivadora.






Nenhum comentário:

Postar um comentário